PEIXINHOS

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

O Sagitariano


O entusiasmo idealista e a curiosidade do sagitariano são contagiosos. Naturalmente, às vezes, sua exuberância inocente pode fugir ao controle. Quase sempre existe uma multidão em torno dele (a). Isto constitui um outro obstáculo. Você tem que abrir caminho por entre toda essa gente para se aproximar dele (a).
Mas não fique pessimista, porque este homem é um supremo otimista. Ele (a) é tão otimista que se seus inimigos lhe mandarem pelo correio uma enorme caixa de estrume, ele (a) não se enfurecerá. Apenas imaginará que se esqueceram de enviar o cavalo. Este tipo de otimismo pode ser perigoso. É na verdade outro termo para expressar uma fé cega.Ele (a) a tem aos montes.
Confiar é ótimo, mas confiar nas pessoas erradas pode atrasar a vida. O sagitariano não é um sonhador vago. Seus sonhos são sempre marcados pela inteligência jupiteriana e uma irresistível curiosidade.
Se esses sonhos persistem ante a franca investigação de um sagitariano, provavelmente são tão práticos quanto ousados, mesmo que o mundo não esteja preparado para eles. Uma vez que ele (a) tenha estabelecido que existe alguma possibilidade de realização, reunirá seus potes de tinta e pintará seus sonhos práticos com a mais vívida e corajosa imaginação dos planejadores do mundo.
Mas os conservadores estão sempre à espera a fim de destruir e sufocar as idéias progressistas antes que tenham a oportunidade de serem provadas. Sua imaginação desenfreada pode fazê-lo cair ou explodir. Porém, maravilhosamente, a senhora sorte tem um meio de salvá-lo a tempo. O sagitariano tem tanta sorte que chega a ser irritante. Ele pode sair para explorar uma montanha, voltar com um saco cheio de pedras, descobrir que não é ouro, chorar um pouco e depois descobrir que se trata de urânio. Naturalmente, com toda essa sorte, ele (a) é otimista.
É um felizardo. Quando não, também se recupera prontamente. O sagitariano faz discriminações contra a insinceridade, razão pela qual tem tantos amigos e simpatizantes. Mais do que a aparência exterior de uma pessoa, ele procura um valor real e intrínseco. Não se pode dizer que não tenha inimigos.
Existem alguns, porém em número muito menor do que o acumulado por outros signos solares. Pessoas que foram feridas por suas observações francas podem olhá-lo com vontade de estrangulá-lo mas acabam vendo que suas intenções não eram más. O seu grande pecado é a falta de tato e a irreflexão, jamais a crueldade deliberada.
Você já deve ter descoberto que o modo dele (a) falar é direto e sem rodeios. Ele (a) pode dizer coisas afrontosas e deixá-la (lo) momentaneamente ofendida (o). Quando você estiver a ponto de explodir, com um olhar infantil e inocente, ele (a) explicará candidamente o que de fato quis dizer. Ele (a) vive sua vida romântica num plano superficial, mas é sincero quanto a isto. Ele (a) pensa em amantes e não em esposas (maridos).
O sagitariano busca relacionamentos casuais, e às vezes tão casuais que chegam a descer à promiscuidade. Ocasionalmente, as trapaças de um sagitariano podem envergonhar um Escorpiano, e olhe que é preciso muita coisa para que um Escorpiano fique envergonhado. Voltemos à sua sinceridade. Ele pensa tanto com a cabeça quanto com o coração. Nem sempre será esperto. As vezes será totalmente corajoso. Vai tropeçar e cair, mas torna a se levantar e tenta de novo.



Será o verdadeiro otimista. Corajoso, alegre, de boa índole, será capaz de sorrir frente à desgraça.
Levará sua preocupação na brincadeira porque sabe o que realmente vai perdurar na sua vida. Será um pacífico por excelência - alegrar o coração de todos os que com você conviver.
Com seu entusiasmo natural, será expansivo e amante da liberdade. Saberá como fazer as pessoas saírem de si mesmas, melhorando suas perspectivas de vida.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Garimpeiros de alto-mar

Pescadores se arriscam para buscar o valioso grude, mas nem sabem para que serve

Gurijuba e pescada-amarela são dois peixes que dão muita alegria aos pescadores do norte do país. Com média de peso na casa dos 10 quilos, formando cardumes numerosos em alto-mar, as duas espécies levam algumas centenas de trabalhadores a enfrentar ondas de até 5 metros de altura em precárias embarcações, em viagens de um dia. No ano passado, eles pescaram, com linha e anzol, mais de 25.000 toneladas desses dois tipos de peixe. A carne de ambos é saborosa e vale 1,50 real o quilo, mas esse é só um dos produtos da atividade. Os pescadores querem também um órgão interno dos peixes, mais precisamente a bexiga natatória, uma bolsa de mau aspecto, com textura semelhante à de uma lula. Esse órgão controla o nível de flutuação da gurijuba e da pescada. Cheia de ar, essa vesícula faz o peixe se aproximar da superfície. Vazia, permite que alcance as profundezas do oceano. Os pescadores chamam essa membrana de "grude". Um quilo de grude vale até 90 reais. Num exemplar de tamanho médio, o grude pesa 250 gramas. Ou seja, vale mais que o peixe.
Numa única viagem, o pescador José Maria Cardoso, que trabalha em São Caetano de Odivelas, a 130 quilômetros de Belém, pega mais de 100 quilos de peixe. Antes mesmo de desembarcar, ele limpa o pescado, salga e guarda a parte mais preciosa numa caixa. Com a ajuda de dois empregados, que ganham 700 reais por mês, ele tem um faturamento quatro vezes maior que cada auxiliar. Se pescasse todos os dias, conseguiria ainda mais. Noutros pontos do país, é raro o pescador artesanal com rendimento mensal acima de 300 reais. Mais que os perigos do mar, esses garimpeiros de peixes preciosos enfrentam também a cobiça de assaltantes atraídos pela rentabilidade do negócio. Acontecem dezenas de casos de pirataria todos os meses. Quando o navegador neozelandês Peter Blake foi morto, na costa do Amapá, dois meses atrás, houve primeiro a suspeita de que seus assassinos tivessem relação com as quadrilhas especializadas no roubo do grude. Há um frenético mercado comprador para esse produto nos portos e nas praias, e ninguém pergunta pela origem da mercadoria. "Todo mundo sabe que tem perigo, mas a gente não vive sem a pesca. Tem de contar com a sorte", diz a presidente da associação local de mulheres pescadoras, Luciana Barros. Também elas se aventuram nessa atividade.

Para que serve o grude? "Não sei. Só sabemos que vale muito", responde a pescadora. Quem compra as bolsas natatórias, exportadas depois de secas, tem muitas utilidades para elas. O grude é iguaria gastronômica na China. Os ingleses compram o produto para usá-lo como filtro e clareador de cerveja. As mesmas bolsas são matéria-prima para colas de alta performance nos EUA e na Alemanha. Depois de processado e transformado em lâminas como as de gelatina, o grude ganha o nome de issinglass e pode ser utilizado na composição de medicamentos, cosméticos, filmes fotográficos, móveis, instrumentos musicais e varas de pescar de grande resistência, em diversos países. "Os empregos dessas membranas são tantos que ainda não foi possível catalogar todos", diz a pesquisadora Rosália Cotrim, do órgão que coordena pesquisas sobre pesca na Região Norte, o Cepnor. Em 2001, a exportação de grude atingiu mais de 200 toneladas pelos portos do Pará e do Amapá. Esse negócio movimentou três vezes mais dinheiro que o comércio normal de gurijuba e pescada-amarela nesses portos. Segundo o exportador Roberto Braga, de Belém, é a China que paga os melhores preços pelo produto. "Os pratos preparados com isso têm aspecto horrível, mas os chineses adoram", conta Braga. "Para eles, é como o nosso filé."

Pensamentinhos

Fuja das tentações, mas devagar, para que elas possam te alcançar...(Anônimo)

Se meus inimigos pararem de dizer mentiras a meu respeito, Eu paro de dizer verdades a respeito deles.

Crianças nós somos, a vida toda.O que muda são os preços dos brinquedos.(Autor Anônimo)

FRASES DE PESCADORES

"Antes anchova do que faça sol"

"Pescar é como fazer sexo: quando é ruim, é bom; quando é bom, é excelente; e quando é excelente... é indescritível."



"Um dia ruim de pescaria é melhor que um bom dia de trabalho."



"Stress: é o intervalo entre uma pescaria e outra."